A autora, com sede em Nova York, Estados Unidos da América do Noite, concluiu as obras para as suas instalações contratada com o Departamento da Aeronáutica Civil. Acontece que a ré decretou a abertura ao trafego da Estação de Hidroaviões do Aeroporto Santos Drummont para o uso comum de todas as aviões, demolindo, assim, suas instalações. Fundamentada no Código Civil, artigos 499 e 506, requerer a reintegração de posse. O juiz julgou a ação procedente e recorreu de ofício. Houve apelação para o STF, que deu provimento aos recursos. 2 Diário Oficial de 21/05/1935; 2 Procuração, Tabelião Fernando Azevedo Milanez, Rua Buenos Aires 47 - RJ, 1939; Diário de Notícia de 28/10/1938; 2 Plantas de parte do Aeroporto Santos Dummont, 1938 e 1939; Plano Geral dos Edifícios e Instalações do Aeroporto Santos Dummont; 2 Fotos de Maquete do Aeroporto Santos Dummont; Foto da Estação de Passageiros do Aeroporto Santos Dummont; Planta do Edifício da Pan American Airways, 1936; 10 Fotos da Estação de Hidroaviões; Foto do Presidente Getúlio Vargas; Decreto 1876 de 28/05/1929; Decreto 20914 de 06/01/1932; Código Civil, artigo 499, 506; Advogado José de Souza L. Rocha, Rua Primeiro de Março 17 - RJ.
1ª Vara da Fazenda PúblicaTendo em vista a portaria no. 7 de 5/1/1937, que distribuiu em diversas regiões, os serviços do Departamento da Divisão de Aeroportos, e instituiu o Serviço Central de Rotas e Circuitos para constituir uma das seções da aludida divisão, resolveu designar o engenheiro Roberto azaro da costa Pimentel para chefiar o Serviço Central de Rotas e Circuitos. Recorte de Jornal.
A suplicante, tendo construído um edifício para seu uso e da Panair do Brasil, S. A., no Aeroporto Santos Dummont, dispondo de amplo espaço e de instalações adequadas no andar térreo desse edifício para atender todo tráfego do aeroporto, tanto de aeronaves de terra como marítimas, ofereceu ao Governo a ocupação e utilização gratuita desse andar térreo para servir a todas as empresas de aviação que operassem no Brasil, sem nenhum ônus para o Governo e por período a ser fixado pelo Departamento de Aeronáutica Civil. Autos incompletos. Fotografia, 1938; Planta Aeroporto; Jornal Diário Oficial, 1938; Decreto nº 1517 de 19/03/1937, artigo 2; Decreto nº 1795 de 12/07/1937; Decreto nº 18768 de 28/05/1929; Decreto-lei nº 20914 de 06/01/1932, artigo 3; Decreto nº 49 de 15/02/1935, artigo 1.
Departamento de Aeronáutica Civil