Rua Teófilo Otoni (RJ)

Área de elementos

Taxonomia

Código

Nota(s) de âmbito

    Nota(s) da fonte

      Mostrar nota(s)

        Termos hierárquicos

        Rua Teófilo Otoni (RJ)

          Termos equivalentes

          Rua Teófilo Otoni (RJ)

            Termos associados

            Rua Teófilo Otoni (RJ)

              4 Descrição arquivística resultados para Rua Teófilo Otoni (RJ)

              4 resultados diretamente relacionados Excluir termos específicos
              2656 · Dossiê/Processo · 1907
              Parte de Justiça Federal do Distrito Federal

              Trata-se de recurso solicitado pelo impetrante em favor do paciente Antonio Pereira, profissão marceneiro que encontra-se privado de sua liberdade por ter sido acusado de emissão de nota falsa, sendo que este alega que seu paciente encontra-se incomunicável e com uma perna machucada. A Secretaria de Polícia do Distrito Federal alega que ele não se encontrava preso. O juiz, devido às informações anteriores, afirma que o paciente não sofre constrangimento ilegal, julgando, desta forma, prejudicado o pedido. Trata-se de habeas corpus, ação constitucional de rito sumário, impetrada com o objetivo de fazer cessar lesão ou ameaça de lesão a direito. Note-se que nesta época não se conheciam os institutos de segurança. Por isso o habeas corpus era usado em relação a qualquer direito. Era utilizado em casos de prisão sem flagrante ou mandado judicial para que sejam garantidos direitos como o de liberdade aos pacientes, cessando por meio desse o constrangimento ilegal que sofrem em sua liberdade individual. Na Constituição Federal de 1891, artigo 72, parágrafo 14 e 22 o habeas corpus era utilizado para impedir qualquer ato que pudesse ferir a liberdade individual do ser humano, tendo como exemplo: liberdade de locomoção, prisão ilegal sem provas, não sendo feito por autoridade judiciária, expulsão do território ferindo a lei de deportação etc . Constituição Republicana, artigo 72, parágrafos 14, 16 e 22; Código do Processo Criminal, artigo 30.

              Sem título
              4963 · Dossiê/Processo · 1908 ; 1913
              Parte de Justiça Federal do Distrito Federal

              Trata-se de inquérito policial investigado pela 1a. Delegacia Auxiliar de Polícia do Distrito Federal relativo à emissão de nota falsa no valor de 200$00 réis que fora passada pelo acusado João Marcollino de Souza, profissão empregado no comércio e natural da Bahia. O juiz determinou o arquivamento do referido inquérito. Trata-se de inquérito policial no que tange a falsificação de moeda, seja ela cédula ou níquel. Observa-se que comumente tais falsificações são identificadas e em seguida apreendidas em locais de grande circulação monetária, como armazéns, casas comerciais, estações de trem entre outros. Verifica-se que o procedimento sumário envolve parecer de perito da Caixa de Amortizações. A maior parte dos processos deste tipo é arquivada, uma vez que não é comprovada a autoria do delito. Cédula Falsa; Ofício da 8º Delegacia do Distrito Federal Polícial, 1908; Auto de exame dos Coferentes da Seção do Papel Moeda da Caixa de Amortização, 1908.

              Sem título
              7197 · Dossiê/Processo · 1906; 1907
              Parte de Justiça Federal do Distrito Federal

              Trata-se de inquérito policial no que tange a falsificação de moeda, seja ela cédula ou níquel. Observa-se que comumente tais falsificações são identificadas e em seguida apreendidas em locais de grande circulação monetária, como armazéns, casas comerciais, estações de trem entre outros. Verifica-se que o procedimento sumário envolve parecer de perito da Caixa de Amortizações. A maior parte dos processos deste tipo é arquivada, uma vez que não é comprovada a autoria do delito. A nota falsa no valor de 50$000 réis foi passada a uma casa de secos e molhados na Travessa Coronel Julião. O acusado era de nacionalidade espanhola, estado civil solteiro e entrou na dita casa para fazer jogo da americana uma espécie de jogo do bicho. O processo foi arquivado por falta de elementos comprobatórios da culpabilidade. Cédula Falsa; Termo de Exame de cédula falsa, 1906 .

              Sem título
              3831 · Dossiê/Processo · 1903
              Parte de Justiça Federal do Distrito Federal

              Trata-se de inquérito policial feito na Segunda Delegacia de Policia Auxiliar sobre nota falsa no 50$000 réis encontrada com Clemente Monteiro,nacionalidade portuguesa, estado civil solteiro, profissão empregado do comércio, que alegou tê-la recebido como pagamento pela compra de bilhetes de loteria feita pelo réu, nacionalidade italiana, solteiro, maquinista. O processo foi arquivado por falta de provas. Cédula Falsa valor 50$000 réis; Termos de Exame, 1905; Autuação, s/d; Carta de Restituição de Notas, 1903.

              Sem título