Showing 15 results

Archival description
4766 · Dossiê/Processo · 1907
Part of Justiça Federal do Distrito Federal

Trata-se de inquérito policial investigado pela 2a. Delegacia Auxiliar de Polícia do Distrito Federal relativo à emissão de moeda falsa, no valor de 10$000, no mercado. A referida nota foi enviada pela tesouraria da Estrada de Ferro Central do Brasil, quando encontrada na estação de Cascadura, pelo agente Cordolino Fernandes de Lima Lindery. O juiz, de acordo com o requerimento do procurador, determinou o arquivamento do processo. Não se verificam elementos suficientes para prosseguimento e, conseqüentemente, início do processo criminal propriamente dito. Cédula Falsa; Ofício da Secretaria de Polícia do Distrito Federal, 1907; Ofício da Esrada de Ferro de 1907; Termo de Exame, 1907; Autuação, 1907.

Untitled
4804 · Dossiê/Processo · 1914
Part of Justiça Federal do Distrito Federal

Trata-se de inquérito policial investigado pela 1a. Delegacia Auxiliar de Polícia do Distrito Federal relativo à emissão de moeda falsa, no valor de 50$000, no mercado. A referida nota foi passada pelo réu, ao pagar sua janta na casa de pasto de Vicente Areno. É citada a Lei nº 2110 de 1909, artigo 13. O juiz, de acordo com o requerimento do procurador, determinou o arquivamento do processo. Não se verificam elementos suficientes para prosseguimento e, conseqüentemente, início do processo criminal propriamente dito. Cédula Falsa; Auto de Exame, 1914; Ofício da Caixa de Amortização, 1909; Autuação, 1914; Mandado de Intimação, 1914; Ofício da Procuradoria Criminal da República, 1914.

Untitled
4692 · Dossiê/Processo · 1911
Part of Justiça Federal do Distrito Federal

Trata-se de inquérito policial investigado pela 3a. Delegacia Auxiliar de Polícia do Distrito Federal relativo à emissão de moeda falsa, no valor de 20$000, no mercado. A referida nota foi apreendida em poder de José Pereira dos Santos, profissão operário, alegando tê-la recebido do réu, também operário. O juiz, de acordo com o requerimento do procurador, determinou o arquivamento do processo. Não se verificam elementos suficientes para prosseguimento e, conseqüentemente, início do processo criminal propriamente dito. Cédula Falsa; Auto de Exame, 1911; Ofício da Caixa de Amortização, 1911; Termo de Exame, 1911; Autuação, 1911.

Untitled
4819 · Dossiê/Processo · 1902; 1913
Part of Justiça Federal do Distrito Federal

Trata-se de inquérito policial investigado pela 1a. Delegacia Auxiliar de Polícia do Distrito Federal relativo à emissão de moeda falsa, no valor de 200$000, no mercado. A referida nota foi passada pelo réu no estabelecimento comercial Bartholomeu Joaquim de Sá Couto, na Rua São Pedro. A presente ação foi julgada extinta pela prescrição do delito. O juiz, de acordo com o requerimento do procurador, determinou o arquivamento do processo. Não se verificam elementos suficientes para prosseguimento e, conseqüentemente, início do processo criminal propriamente dito. Cédula Falsa; Ofício da Caixa de Amortização, 1902; Termo de Exame, 1902; Autuação, 1902.

Untitled
4807 · Dossiê/Processo · 1913; 1914
Part of Justiça Federal do Distrito Federal

Trata-se de inquérito policial investigado pela 2a. Delegacia Auxiliar de Polícia do Distrito Federal relativo à emissão de moeda falsa, no valor de 100$000, no mercado. A referida nota foi passada pelo réu numa compra que tentava fazer na venda de secos e molhados de Antonio Ferrari, que, desconfiando da nota, pediu para que o réu a trocasse por outra, recusando-se este a fazê-lo. O juiz, de acordo com o requerimento do procurador, determinou o arquivamento do processo. Não se verificam elementos suficientes para prosseguimento e, conseqüentemente, início do processo criminal propriamente dito. Cédula Falsa; Auto de Exame, 1913; Autuação, 1913.

Untitled
4984 · Dossiê/Processo · 1910
Part of Justiça Federal do Distrito Federal

Trata-se de inquérito policial investigado pela 1a. Delegacia Auxiliar de Polícia do Distrito Federal relativo à emissão de moeda falsa, no valor de 200$000, no mercado. A referida nota foi encontrada pela queixosa, nacionalidade estadunidense, estado civil solteira e profissão meretriz, alegando tê-la recebido de um homem desconhecido. Só foi verificar a falsidade da nota quando foi trocá-la na casa de leite Marques Sampaio, na Rua Maranguape. O juiz, de acordo com o requerimento do procurador, determinou o arquivamento do processo. Não se verificam elementos suficientes para prosseguimento e, conseqüentemente, início do processo criminal propriamente dito. Cédula Falsa; Auto de Exame, 1910; Ofício da Delegacia do 5o. Distrito Policial, 1910; Autuação, 1910; Ofício da Inspetoria do Corpo de Investigação e Segurança do Distrito Federal, 1910.

Untitled
4863 · Dossiê/Processo · 1907; 1913
Part of Justiça Federal do Distrito Federal

Trata-se de inquérito policial investigado pela 2a. Delegacia Auxiliar de Polícia do Distrito Federal relativo à emissão de moeda falsa, no valor de 20$000, no mercado. A referida nota, fabricada na Inglaterra, passada por Agenor Vieira Gonçalves, ao tentar trocar, na Caixa de Amortização, várias notas velhas por novas, a mando de seu patrão português, casado e comerciante, alegando tê-la recebido de José Fernandes da Costa Júnior, nacionalidade brasileira, estado civil casado e profissão comerciário. O juiz, de acordo com o requerimento do procurador, determinou o arquivamento do processo. Não se verificam elementos suficientes para prosseguimento e, conseqüentemente, início do processo criminal propriamente dito. Cédula Falsa; Ofício da Caixa de Amortização 2, 1907; Termo de Exame, 1907; Autuação, 1907.

Untitled
6343 · Dossiê/Processo · 1907; 1913
Part of Justiça Federal do Distrito Federal

Trata-se de um inquérito policial sobre uma nota falsa número 187266 no valor de 20$000 réis, ocorrido na Terceira Delegacia Auxiliar de Polícia. João Carvalho era de nacionalidade portuguesa, estado civil casado, negociante, alega ser pagador dos poles duplos na corrida de 15/08/1907 no Derby Club, não sabendo quem pagou com a referida nota falsa. O procurador requer o arquivamento por não haver base para o oferecimento da denúncia. O juiz determinou o arquivamento assim como requereu o procurador. Trata-se de inquérito policial no que tange a falsificação de moeda, seja ela cédula ou níquel. Observa-se que comumente tais falsificações são identificadas e em seguida apreendidas em locais de grande circulação monetária, como armazéns, casas comerciais, estações de trem entre outros. Verifica-se que o procedimento sumário envolve parecer de perito da Caixa de Amortizações. A maior parte dos processos deste tipo é arquivada, uma vez que não é comprovada a autoria do delito. Cédula Falsa valor de 20$000 réis; Auto de Exame, Caixa de Amortização, 1907.

Untitled
3531 · Dossiê/Processo · 1908
Part of Justiça Federal do Distrito Federal

Trata-se de inquérito policial no que tange a falsificação de moeda, seja ela cédula ou níquel. Observa-se que comumente tais falsificações são identificadas e em seguida apreendidas em locais de grande circulação monetária, como armazéns, casas comerciais, estações de trem entre outros. Verifica-se que o procedimento sumário envolve parecer de perito da Caixa de Amortizações. A maior parte dos processos deste tipo é arquivada, uma vez que não é comprovada a autoria do delito. O processo é referente à introdução, pelo réu, nacionalidade portuguesa, profissão comerciário e estado civil solteiro, de nota falsa, no valor de 200$000, ao tentar passá-la para Antonio Soares, português, solteiro e cobrador da Companhia de Gás, como pagamento por uma conta de gás. Não se verificam elementos suficientes para prosseguimento e, conseqüentemente, início do processo criminal propriamente dito. Cédula Falsa, valor 200$000 réis; Auto de Exame, 1908; Formulário da 1a. Delegacia Auxiliar de Polícia, 1908; Formulário da Delegacia do 6o. Distrito Policial, 1908.

Untitled
4767 · Dossiê/Processo · 1908; 1913
Part of Justiça Federal do Distrito Federal

Trata-se de inquérito policial investigado pela 1a. Delegacia Auxiliar de Polícia do Distrito Federal relativo à emissão de moeda falsa, no valor de 5$000, no mercado. A referida nota foi enviada por Thomaz Cesario, estado civil solteiro e profissão gurda civil, alegando tê-la recebido de Antonio Vasquez Alejandro, nacionalidade espanhola, casado e pedreiro, que disse tê-la recebido de de Sophia Badue, nacionalidade síria, como troco de uma compra feita no botequim em que esta trabalha. O juiz, de acordo com o requerimento do procurador, determinou o arquivamento do processo. Não se verificam elementos suficientes para prosseguimento e, conseqüentemente, início do processo criminal propriamente dito. Cédula Falsa; Auto de Exame, 1908; Autuação, 1908.

Untitled